Arquidiocese de Fortaleza

Temas

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus.

150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.

2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. ​

150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia.

Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.

2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Rumo à V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.

2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida.

Das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.

2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo.

Na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.

2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo.

Na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.

2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor!

Na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.

2011 - Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus – a Palavra de Deus.

Marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

2012 - Com Maria no Caminho da Fé

Em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei - A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27).

2013 - Com Maria no Caminho da Fé

“Feliz aquela que acreditou...” (cf. Lc 1, 45)

2014 – Com Maria no Caminho da Esperança

No tríduo do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, a segunda virtude teologal; e o lema: “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

2015 – Caminhamos com Maria na Caridade de Cristo

No Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, a terceira virtude teologal; e o lema: “Levados pela Caridade de Cristo” (2Cor 5,14)

2016 - “Caminhamos com Maria, Mãe de Misericórdia”

Celebrando o Ano da Misericórdia com o lema: “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6, 35).

2017 - “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”

Celebrando o Ano Nacional Mariano – 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima – Portugal; com o Lema: “Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (cf. Lc 1, 43.)

2018 - Tema: “Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja”

Celebrando com o Papa Francisco a nova festa de Maria, Mãe da Igreja, a partir deste ano na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes. Caminha com a Igreja unida no Espírito Santo, aquela a quem Jesus constituiu Mãe da Igreja, quando a ele se dirigiu do alto da cruz: (Lema:) “Mulher, eis o teu filho.” e ao discípulo amado: “Filho, eis a tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a levou para sua casa. (Jo 19, 26-27.)

2019 – “Maria caminha conosco na construção paz.”

Oferecer a paz está no coração da missão dos discípulos de Cristo. «A paz esteja nesta casa!» E esta oferta é feita a todos os homens e mulheres que, no meio dos dramas e violências da história humana, esperam na paz.[1] A «casa», de que fala Jesus, é cada família, cada comunidade, cada país, cada continente, na sua singularidade e história; antes de mais nada, é cada pessoa, sem distinção nem discriminação alguma. E é também a nossa «casa comum»: o planeta onde Deus nos colocou a morar e do qual somos chamados a cuidar com solicitude. “Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o Sol nascente do alto ... para iluminar os que estão nas trevas, ...e dirigir nossos passos no caminho da paz”. (cf. Lc 1, 78-79)

2020 - “Maria caminha conosco no cuidado pela vida.”

Neste tempo extraordinário de pandemia, nosso caminhar será diferente: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!

2021 - “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”

A Igreja, Mãe dos filhos de Deus, Corpo Místico de Cristo, nossa Cabeça, quer cuidar com desvelo materno de seus filhos e filhas e por isso deseja o pleno bem de toda pessoa humana. Assim, Maria, mãe de Jesus e Mãe da Igreja, Seu Corpo, nos ensina a cuidar da vida com amor e, sensíveis às necessidades, a fazer tudo o que Jesus disser. (cf. Jo 2, 5.) Papa Francisco, nos veio recordar a grande verdade que une toda a humanidade, mais que as contingências da vida, as diferenças pessoais ou culturais, religiosas ou políticas, de raça, de cor, de situação social, SOMOS TODOS IRMÃOS! SOMOS UMA FAMÍLIA HUMANA! SOMOS FILHOS DO MESMO PAI CELESTE! TEMOS A MESMA ORIGEM E DESTINO DIVINOS!

2022 - “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”

Em seu ministério de salvação, Jesus reuniu a humanidade a um novo caminho, a uma nova vida em que todas as realidades são transformadas para o seu definitivo. Diante de quem chamava sua atenção para os laços familiares terrenos, Jesus respondeu com a abertura universal: “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? ... Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50). Esta motivação nos faz caminhar com Maria, Mãe de Jesus e nossa, em nova família em filiação, maternidade e fraternidade universais. O mundo inteiro está tomado por este mal que se de muitas formas se renova em seus efeitos e que leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra. 2023 - Caminhamos com Maria no amor de Jesus A Caminhada com Maria deste ano volta ao formato presencial e está em sintonia com a origem do evento, a presença da Virgem Maria que caminha conosco, e com a sinodalidade, esse modo de ser Igreja que o Papa Francisco tem evidenciado.